Linha da vida, fio da memória, traço de esperança, risco. Quantas palavras serão escritas para que se escute o silêncio? Qual a bagagem necessária para criar-se um ponto de vista? De passagem por nosso mundo tão excêntrico, Ela precisa zelar para que cada ser fie seu próprio destino.
Classificação etária: A partir de 09 anos
Tempo de Duração: 40 min
O novo espetáculo da Cia de La Curva, A Dita, tem como material criativo *o humano*, com suas peculiaridades e desatinos. Muitas histórias, que se entrelaçam e criam interferências umas nas outras, desvendam pouco a pouco o porque de estarmos ali para dar voz a esse conto. Cada ouvinte criará seu laço com aquilo que se identifica. Não há verdade absoluta, mas muito é dito.
Espiando as histórias vividas pelos moradores da *Quadra Excêntrica* entramos em contato com temáticas ora divertidas, ora comoventes: a persistência, o amor, o medo, a disputa e a violência/abuso.
Quando pronuncio a palavra silêncio, eu o destruo.
Concepção: Cia de La Curva e Reveraldo Joaquim
Direção: Reveraldo Joaquim
Roteiro: Manon Alves, Pericles Anarkos e Reveraldo Joaquim
Dramaturgia: Pericles Anarckos
Atriz: Manon Alves
Trilha sonora e sonoplastia: Fernando Perri
Cenografia/Concepção: Reveraldo Joaquim
Cenografia/Produção de Arte: Fernando Perri, Manon Alves, Reveraldo Joaquim, Rosagela I Alves
Sist. de automação das Luzes: Teatromatika
Figurino Concepção: Manon Alves
Figurino Confecção: Filha da Mãe moda exclusiva
Arte gráfica: Augusto Figliaggi
Dois artistas mambembes, viajam de palácio em palácio, colhendo e levando histórias da realeza, fazendo um divertido *leva e traz*. Agora trarão ao público esses contos populares cheios de encanto, curiosidade e humor.
Concepção
Buscando valorizar a cultura oral e o saber popular, nesta montagem a Cia de la Curva optou por dar voz a Contos Populares. Em meio a uma riqueza inenarrável de possibilidades, focou-se nos contos de encantamento, da época dos reinados: surge assim o Espetáculo Contos Corte, uma narração bem humorada, onde dois artistas mambembes recontam histórias ouvidas em suas andanças. Enquanto Petúnia traz a cena a história amparada pela oralidade, seu companheiro Pança usa e abusa de sua expressividade para sonorizar ou ilustrar corporalmente o que é narrado. O resultado é uma apresentação cômica, dinâmica e extremamente envolvente.
Contadores de histórias: Manon Alves e Fernando Perri
Roteiro: Manon Alves
Sonoplastia: Fernando Perri
Tempo de duração: 35 min
Indicação etária: a partir de 5 anos
histórias: histórias populares, inspiradas em histórias coletadas por Luis da Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo e outras pesquisas.
* Feira do Livro de Pouso Redondo-SC 2017
* Circulação por 8 cidades atraves do programa A união faz a Vida Sicredi Norte RS/SC 2017
* Mostra de Teatro de Pato Branco-PR 2017
* Arte no IFSC, São Carlos-SC 2017
* Maratona de Contos Sesc São Miguel do Oeste-SC. 2017
* FENATA. Festival Nacional de Teatro. Circulação por 20 instituições. Ponta Grossa-PR. 2016
* Semana da Criança Colégio Interação. Chapecó. 2016
* Feira do Livro de Rio do Sul. 2016.
* Maratona de Contos Sesc Joaçaba-SC. 2016
* Semana de Leitura e Literatura Sesc Arsenal. Cuiabá-MT. 2016
* EBM Rui Barbosa. Chapecó-SC. 2016
- 1 P.A. - 2 caixas de 300W cada - caixas p público
- 2 caixas retorno 300W cada
- mesa de som pequena 4 canais
- cabos de sinal e energia p o equipamento
- 2 microfones auriculares
- 1 microfone com pedestal para instrumento
Teatro de Rua
El Dueto é um espetáculo cômico, constituído por uma sucessão de quadros absurdos, onde transbordam ridiculezas, altamente convincentes para aqueles que as conduzem: os palhaços Pafúncia e Malagueta. O truque de malabares mais difícil do mundo, um guru advinho, casting para um filme de ação, são os motes, mas a improvisação e a interação são elementos constantes neste jogo burlesco que conta com a plateia como aliada e parte atuante.
Concepção Cia de La Curva
Atores Criadores: Fernando Perri e Manon Alves
Sonoplastia: Abner Ramos
Tempo de Duração 45 min
Classificação Etária Livre
- Diversas apresentações através de prefeituras da região Sul.
- Programação Verão do SESC. Parque da FEMI. Xanxerê-SC. 2016.
- Programação Verão Sesc Chapecó. Ecoparque Chapecó-SC. 2016.
- Programação do Sesc Arsenal . Cuiabá-MT . 2016.
- Sesc São Miguel do Oeste-SC. 2015.
- Cargil Alimentos. Chapecó-SC 2015.
- Comemoração aniversário de Chapecó. Praça Cel Ernesto Bertaso. 2015.
- Centro de Convivência dos Idosos, através do SESC Xanxerê-SC. 2015.
- Circuito CEU das Artes Chapecó-SC. 2015
- Teatro do Sesc Chapecó- SC. 2015.
- Virada Cultural de Caraguatatuba-SP. 2015.
- Prefeitura de Nonoai-RS. 2014.
- Diversas apresentações de Rua em Chapecó por iniciativa da Cia. 2013 e 2014.
- Festival de Teatro de Chapecó-SC. 2013.
- Hemosc Chapecó-SC. 2013.
- Feira EFAPI. Chapecó-SC. 2013
- Mostra SESC Spia na Rua. Cuiabá-MT. 2012.
- Festival de Teatro de Chapecó 2011.
- Festival de Teatro de Curitiba-PR. 2011.
- I Mostra de Teatro e Circo de Morretes-PR. 2010.
- 1 P.A. - 2 caixas de 300W cada - caixas p público
- 2 caixas retorno 300W cada
- mesa de som pequena 4 canais
- cabos de sinal e energia p o equipamento
- 2 microfones auriculares
Magus é uma tragicomédia que traz um Espetáculo Internacional de Magia, conduzido pelo quase inabalável mágico Champignon e sua esforçada assistente Marri. Tudo leva a crer que será mais uma apresentação deste ícone da mágica mundial, mas os bastidores do show começam a revelar que será uma noite atípica e cheia de surpresas.
O que acontece na casa da benzedeira quando a noite chega? Já se imaginou frente a frente com uma das maiores vozes do planeta? E quando a contradição bate a sua porta? Três caixas de teatro em miniatura, três histórias curtas conhecidas através de espiadelas.
O Teatro em Miniaturas, também conhecido como Teatro Lambe Lambe, é uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para de um a três espectadores por vez.
O Teatro Lambe Lambe já é considerado uma "modalidade" dentro do gênero "Teatro de Bonecos" ou *Teatro de animação*. O "Teatro Lambe Lambe" possui este nome, pois sua forma de apresentação, assemelha-se bastante aos antigos fotográfos lambe lambes que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60
Linguagem: Teatro de Animação
Manipuladores: Gerliane Mendes, Fernando Perri e Manon Alves
Roteiros: Gerliane Mendes, Fernando Perri e Manon Alves
Tempo de duração: aprox. 2,5 min cada sessão
Total: 1 hora a disposição (Atendimento aproximadamente 135 pessoas)
Indicação etária: a partir de 4 anos
*Peça urbana a motor* trata-se da montagem de um repertório de espetáculos ambulantes numa parceria entre a Cia de La Curva e o dramaturgo e o diretor Péricles Anarkos, do Theatro Fúria / Cuiabá-MT. As peças tem aproximadamente 10 minutos cada e acontecem dentro da Kombi Ofélia, enquanto esta realiza um trajeto pré estabelecido, com dois atores e até cinco espectadores por sessão.
O projeto de montagem *Peça urbana á motor* tem como principais elementos de pesquisa: o uso do espaço não convencional (espaço interno da Kombi), a elaboração de obras construídas em função do espaço, mais abertas a intervenção do público e a discussão de temas prioritários ao grupo. As primeiras montagens têm o patrocínio do Edital das Linguagens Artísticas de Chapecó 2015.
*Safari Urbano* é uma proposta de Teatro de Imersão, onde cinco passageiros por sessão embarcam numa Kombi-safari, conduzida pelo guia Hernán Cortez, para explorar a cidade em busca de *Nati-Forasteiros*.
Possui um espírito aventureiro? Então embarque nesta Kombi Safari e deixe-se conduzir por Hernán Cortez numa expedição que irá revelar o que só conhecia de rabo de olho: o misterioso mundo dos Nativos Forasteiros Urbanos.
Tempo de Duração: 10 min/ sessão
Indicação Etária: a partir 14 anos
Release
A peça de rua e itinerante denuncia de modo sarcástico a exploração de situações degradantes em prol do entretenimento. Era pra ser uma cena absurda, mas não é.
Ganhou Premio de Melhor Espetáculo de Rua no Festival nacional de teatro de Ponta Grossa-PR (45º FENATA). 2017.
Era para ser mais um dia normal no quotidiano daquele imigrante ilegal adaptando-se á nova rotina, mas uma refugiada em sua kombi pode determinar um novo rumo para sua vida.
Tempo de Duração: 10 min / sessão
Indicação Etária: a partir 12 anos
Parvo e Capitã, duas figuras vindas do futuro, criadores do M.R.A.- Movimento de Resistência Analógico, chegam a esse tempo motivados por uma missão: fortalecer as conexões humanas. O espetáculo-jogo, sob o olhar dos palhaços, questiona sobretudo a qualidade de nossas interações ao vivo.
O Espetáculo narra a história de um ex domador de Pulgas que após uma tragédia familiar encontra uma palhaça andarilha, que irá interferir profundamente em seu modo de viver. Uma comédia sobre um mini circo, uma kombi, o tempo, a sobrevivência e a esperança.
Teatro de Rua
Classificação etária livre.
Tempo de duração 50 min.
Concepção e direção: Cia de La Curva
Dramaturgia: Cia de La Curva e PericlesAnarkos
Atores: Fernando Perri e Manon Alves
Operação de som: Abner Ramos
Todo Passa é a mais nova montagem de teatro de Rua da Cia de La Curva. Neste Espetáculo, com montagem contemplada pelo Prêmio Funartes Artes na Rua 2013, a Cia inspira-se na cultura popular e desenha um espetáculo interativo, cômico e mambembe, dirigido a públicos abertos e a espaços não convencionais. Numa parceria com o dramaturgo PericlesAnarkos, o primeiro momento traz um texto rimado, inspirado na literatura de cordel da cultura popular nordestina.
O Espetáculo, encanta pela belas imagens, sem deixar de lado o elemento crítico, condensado na figura repressora do *Oficial-Porco*, que através da burocracia e brutal coerção cria o conflito do enredo. Todo Passa cria um mundo paralelo, com elementos poéticos e cômicos, onde o absurdo mescla-se com o possível.
Narra a história de Tino, um domador de Circo de pulgas ambulante, que viaja com sua Kombi-casa, encontrando com uma palhaça andarilha que irá unir-se a ele em busca da sobrevivência e da esperança.
* Festival Nacional de Teatro de Dois Vizinhos-PR . Premio Melhor atriz. Indicação Cenografia. 2017
* Feira do Livro de Pouso Redondo-SC. 2017
* Dia do Cooperativismo. Erechim-RS 2017
* FENATA - Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa-PR. Prêmio Melhor Espetáculo de Rua. 2016
* Feira do Livro de Rio do Sul
* Projeto de Circulação de Espetáculos Encena Catarina do SESC SC, realizando 26 apresentações por municípios catarinenses no ano de 2016.
* Semana de Leitura e Literatura do SESC Arsenal. Cuiabá – MT. 2016.
* Festival de Teatro de Chapecó. 2015.
* Circuito CEU das Artes Chapecó-SC. 2015
* FETEL – Festival de Teatro de Lages-SC. 2015.
* Feira Kids de Chapecó –SC. 2015.
* Feira do Livro do SESC Pato Branco-PR. 2015.
- 1 P.A. - 2 caixas de 300W cada - caixas p público
- 2 caixas retorno 300W cada
- mesa de som pequena 4 canais
- cabos de sinal e energia p o equipamento
- 2 microfones auriculares
Neste teatro de variedades , o ator argentino Fernando Perri interpreta quatro personagens muito distintos entre si.Humor, destreza circense, improviso e interação com a plateia formam o eixo central do espetáculoque discursa temas entre política, sociedade e meio ambiente, com um tempero ácido familiar aos varietés de teatro underground argentinos.
Concepção: Cia de La Curva
Ator Criador: Fernando Perri
Operação de luz e som: Manon Alves
Duração: 50 min
Indicação Etária: A partir de 14 anos.
- Festival de Teatro de Chapecó. 2016.
- Teatro do Sesc. Chapecó-SC. 2016
- Universidade Federal Fronteira Sul , através do Sesc Chapecó-SC. 2015.
- Auditório da Unochapecó. Chapecó-SC. 2015.
- Teatro Sesc. Chapecó-SC. 2012
- Trip Circo. Curitiba- PR .2008
- Temporada no Bar Jockers. Curitiba-PR. 2007.
- Teatro Mini Guaira. Curitiba-PR .2007
- Sesc Arsenal. Cuiabá- MT. 2006
- Teatro Fray Mocho. Buenos Aires-Ar. 2005
- Sexto Cultural. Buenos Aires- Ar. 2004
- Estreou no teatro La Comica em Montevideu – UY sob o nome de clawnstrofobia. 2002.
- 1 P.A. - 2 caixas de 300W cada - caixas p público
- 2 caixas retorno 300W cada
- mesa de som pequena 4 canais
- cabos de sinal e energia p o equipamento
A CIA
A Cia de La Curva é uma companhia artística com sede em Chapecó-SC, criada pelo argentino Fernando Perri e sua companheira gaúcha Manon Alves. Desde de 2009 a dupla direciona sua pesquisa para o estudo da comicidade, sempre prezando por buscar espaços para uma troca efetiva entre quem faz e quem frui o acontecimento artístico, numa relação direta com a plateia. Neste período desenvolveu projetos na área do circo, teatro, audiovisual, narração de histórias, teatro em miniatura e rádio.
Em seu repertório possui nove espetáculos: Varieté- Humor cítrico (2006), El Dueto (2009), Magus (2013), Todo Passa (2014), Contos da Corte (2016), O Refúgio (2017) e Safari Urbano (2017), Na Catraca (2018), Espia - Teatro em Miniatura (2018), A Dita (2019)
A dupla também é idealizadora e realizadora da RIA - Festival de Palhaçaria de Chapecó, com duas edições : 2017 e 2019.
PRÊMIOS
Idealizadora da RIA – Festival de Palhaçaria de Chapeco, realizado no ano de 2017 e 2019.
Em seu histórico possui doze espetáculos: Varieté- Humor Cítrico (2006), El Dueto (2009), Magus (2013), Acorda! (2014) Todo Passa (2014), Contos da Corte (2016), Safari Urbano (2017), O refúgio (2017), Na Catraca (2017), Espia (2018), Calmamente (2018) e a A Dita (2019).
Estiveram com seus trabalhos em SP, RJ, SC, RS, PR, MT, DF, CE.
Dentre os prêmios já recebidos estão:
Prêmio Funarte Artes na Rua 2013 com a Montagem do Espetáculo de Rua Todo Passa;
Edital das Linguagens Artísticas de Chapecó 2013 com a Montagem do Espetáculo de Rua Todo Passa;
Edital das Linguagens Artísticas de Chapecó 2014 com o Projeto para formação de plateia - Circulação do espetáculo Magus;
Edital das Linguagens Artísticas de Chapecó 2015 com a Montagem do projeto Peça Urbana a Motor;
Edital das Linguagens Artísticas de Chapecó 2015 com a Idealização e realização da RIA – I Mostra de Palhaçaria de Chapecó;
Linguagens Artísticas de Chapecó 2016 com a montagem do Projeto Na Catraca;
Edital das Linguagens Artísticas de Chapecó 2018 com a Montagem do Espetáculo A Dita;
Menção Honrosa pelo trabalho apresentado – 44º FENATA. Ponta Grossa-PR, 2016 para a atriz Manon Alves/ Espetáculo Todo Passa;
Premio de Melhor Espetáculo de Rua – 44º FENATA . Ponta Grossa-PR, 2016
Espetáculo Todo Passa; Prêmio de Melhor Atriz Categoria Espetáculo de Rua – Festival Nacional de Teatro de Dois Vizinhos-PR 2017;
Prêmio de Melhor Espetáculo de Rua – 45º FENATA . Ponta Grossa-PR, 2017 para o Espetáculo Safari Urbano;
Selecionados para Circulação SESC Encena Catarina 2016 – Espetaculo de Rua Todo Passa;
Selecionados para circulação SESC Baú de Histórias 2018 – Contos da Corte;
Edital das Linguagens Artísticas de Chapecó 2017 com a Idealização e realização da RIA na RUA II Festival de Palhaçaria de Chapecó
Selecionados no Edital Estadual Elisabete Anderele 2019 com o projeto de circulação do espetáculo A Dita pelo Extremo Oeste Catarinense.
Edital das linguagens Artísticas de Chapecó 2019. Projeto Para ser Dita no Campo. Circulação do espetáculo a Dita em escolas rurais de Chapecó-SC.
KOMBI OFÉLIA
No litoral paranaense esta moçoila robusta entrou na vida da dupla. A princípio, o obvio, pensou-se nela como um conveniente veículo. No dia a dia, frente às necessidades (primas irmãs da criatividade) a kombi foi acumulando funções e talentos: camarim, coxia, porta pano de fundo, lojinha, barraca, resgate, caminhão de mudança... e eis que já com um longo curriculo, no ano de 2014 ela estreia como espaço cênico e cenário no Espetáculo de rua "Todo Passa". No ano de 2017 estreia como espaço cênico no projeto "Peça Urbana a Motor", onde o público embarca para viveciar uma experinecia teatral curta e intensa sob quatro rodas. Sempre presente e com muita presença, conquista espaços e admiradores.... Conheçam o terceiro elemento da cia, aquela que percorre todas as curvas: Kombi Ofélia.
FERNANDO PERRI
Ator, músico, artista circense e empreendedor. Iniciou seus estudos em 1998 no Centro Kultural Independente, Rosário-AR, cofundador do Circo dos Irmãos Triveinchi em Buenos Aires-AR Integrou a Cia Kaótika, de Buenos Aires com quem circulou por 13 estados brasileiros apresentando-se em diversos espaços, além de Uruguai e Argentina. Confundador da Cia de La Curva no ano de 2009. Integrou os projetos de visitação de palhaços a hospitais Trupe da Saúde (2008 Curitiba-PR) e Doutores Risonhos (2013 e 2014 Chapecó-SC). DRT SC 10993.
MANON ALVES
Atriz, palhaça, produtora cultural, artista visual e empreendedora. Formada em Artes Cênicas pela FAP-PR. Atua há mais de vinte anos na área artística. Cofundadora da Cia de La Curva no ano de 2009. Integrou as companhias GRITE (Cuiabá-MT), Teatro Mosaico (Cuiabá-MT), Cia do Ator Cômico (Curitiba-PR) Coletivo Joaquina (Curitiba-PR) e os projetos de visitação de palhaços a hospitais Trupe da Saúde (Curitiba) e Doutores Risonhos (Chapecó). Fez diversos cursos formativos com importantes nomes do Circo/Teatro como Fernanda Montenegro, Yeda Dantas, Mauro Zannata, Djalma Thurler, João das Neves, Luiz Valcazarras e GardiHutter. DRT MT 260.
PARCEIROS
PéRICLES ANARKOS:
Mais conhecido como Marinheiro Péricles. Ator, diretor e dramaturgo. Cofundador do grupo Teatro Fúria em 1998, na calorosa Cuiabá-MT, com quem apresentou-se e ministrou oficinas por todo território nacional. Iniciou parceria com a Cia de la Curva em 2015, coescrevendo a dramaturgia do Espetáculo de rua Todo Passa. Em 2016 embarcou novamente em novo projeto “Peça Urbana a Motor”, aprovado no Edital das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó 2016.
GUSTAVO LOERF
Copyright 2016 - Cia de La Curva - Concepção Doss Propaganda - 2016