Em 2024 nós da Cia de La Curva completamos 15 anos de trajetória!!
A gente comemora fazendo o que mais gosta, pesquisando, aprendendo, transformando tudo em experiência cênica para encontrar com o público e deixar que a química aconteça! Agora chega junto pra eu te contar do nosso mais novo projeto: "Eu não ando só".
Nesta pesquisa investigaremos a poética do ator-criador e atriz-criadora em uma faceta específica do teatro de animação: os bonecos-híbridos. Nesta técnica o ator é manipulador de um boneco composto por partes do seu proprio corpo. A pesquisa se estende ao estudo da corporeidade de arquétipos presentes nos ritos da umbanda e sua transposição para o teatro de animação. Iremos construir dois bonecos inspirados nos arquétipos destas entidades manifestadas e construir uma intervenção interativa para as ruas.
E essa ideia, veio de onde? "Eu não ando só" surgiu da admiração pela teatralidade inerente aos ritos dos terreiros e o encanto pela cultura popular brasileira e suas manifestações. Manon e Fernando, artistas e cofundadores da Cia de La curva, ambos filhos de santo, buscaram estabelecer uma conexão enre o rito da umbanda e sua arte, desta forma difunde-se um projeto que abre espaço para vozes normalmente à margem, valorizando uma pratica religiosa brasileira muitas vezes alvo de intolerância e preconceito.
Mas não pense que estamos sozinhos nesse estudo, seria inclusive incoerente! Temos ao nosso lado Willian Sieverdt, ator e diretor da Trip Teatro, pesquisador do Teatro de animação que está nos dando suporte técnico; Líderes espirituais de casas de Axé de Chapecó serão parceiros cedendo espaço para pesquisa e auxiliarão no aprofundamento do estudo e com certeza nossos guias espirituais, nos inspirando.
Já iniciamos a primeira parte da pesquisa técnica, onde estamos experimentando materiais para a confecção das cabeças dos bonecos. Nas fotos você pode observar o registro da feitura do molde de gesso do rosto da Manon, algumas experimentações em moldagem com argila e um teste em reprodução da máscara em espuma P.U. expansiva. Nesta semana iniciamos as pesquisas em campo, observando e registrando as corporeidades, trejeitos e especificidades das manifestações das entidades nos ritos de umbanda de algumas casas de Axé locais.
Mas isso vai ser conversa pra um próximo relato. Acompanhe nosso diário de bordo tambem nas nossas redes sociais Instagram - @ciadelacurva
Este projeto foi contemplado no Edital de chamamento público n 008/2023 Lei Paulo Gustavo/ município de Chapecó e no Edital de fomento e circulação das linguagens artísticas de Chapecó n010/2023 - Edital das Linguagens: edição 2023.
Copyright 2016 - Cia de La Curva - Concepção Doss Propaganda - 2016