Nesse final de ano, a Cia de la Curva lançou “Livretos Espetaculares" contendo a história adaptada do espetáculo “A Dita”, cujo conteúdo faz voz ao enfrentamento do abuso e exploração sexual infantil e adolescente. Os livretos serão distribuídos gratuitamente para escolas de várias cidades do extremo oeste catarinense.
Em 2019 e em 2020 o grupo propôs, respectivamente, ao Edital Estadual de Fomento a Cultura “Elisabete Anderle” e ao Edital das Linguagens Artísticas de Chapecó a circulação do espetáculo no oeste catarinense, onde as apresentações aconteceriam em escolas do campo e em municípios com baixo IDH da região.
Porém, com a pandemia, o projeto foi reformulado e a ação cultural agora trata-se da distribuição dos “Livretos Espetaculares”, contendo a história “A Dita” adaptado para o formato literário.
O Livreto foi ilustrado e formatado pelo artista Augusto Figliaggi, ilustrador, design, diretor de arte e narrador de histórias. A adaptação da história foi feita pela atriz e co-autora do espetáculo, Manon Alves. Todo conteúdo informativo sobre a temática e as sugestões de atividades pedagógicas foram desenvolvidos com orientações da psicóloga Alice Souto.
Também há no livreto a disponibilização de link do espetáculo gravado especialmente para ser assistido por vídeo, que pode ser acessado pelos alunos em casa e pode ser acessado pela escola pelo período de 1 mês.
O enredo
O ponto de partida do espetáculo e, consequentemente, do livreto são as figuras mitológicas das Fiandeiras/Senhoras do Destino. Espiando as histórias vividas pelos moradores da “Quadra Excêntrica” entramos em contato com temáticas ora divertidas, ora comoventes: a persistência, o amor, o medo, o poder, a disputa e o principal conflito, a violência/abuso.
A Dita, tem como material criativo “o humano”, com suas peculiaridades e desatinos. Não há verdade absoluta, mas muito é dito. Cada ouvinte criará seu laço com aquilo que se identifica. Muitas histórias, que se entrelaçam e criam interferências umas nas outras, desvendam pouco a pouco o porquê de estarmos ali para dar voz a esse conto.
Copyright 2016 - Cia de La Curva - Concepção Doss Propaganda - 2016