Safari Urbano - Prêmio no 45º FENATA -PR

Noite de sorrisos largos em Chapecó: O Espetáculo Safari Urbano ganhou o prêmio de "Melhor Espetáculo de Rua" no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa-PR! 


Confira a reportagem sobre nossa apresentação no 45º Fenata


Servidores participam de Safari Urbano no Campus Uvaranas


 


Os servidores foram convidados a participar da peça itinerante “Safari Urbano” proporcionada pela arte do Grupo Cia de La Curva, de Chapecó (SC), no espaço Teatro de Rua do Fenata da UEPG



por Marilia Woiciechowski


A manhã da sexta-feira (10 de novembro) surpreendeu a comunidade universitária com um convite para um “Safari Urbano”. Conduzidos pelo guia Hernán Cortez, cinco passageiros (por sessão), entram na aventura que começa na Kombi-safari. Eles exploram espaços na procura por nativos forasteiros urbanos. Os participantes da aventura seguem por caminhos do “Campus de Uvaranas” para viver 10 minutos da arte proporcionada pelo Grupo Cia de La Curva, de Chapecó (SC), que participa da programação do 45° Fenata (Festival Nacional de Teatro) da UEPG. O grupo apresenta a peça itinerante na mostra Teatro de Rua do festival, que tem espetáculos programados para praças, calçadão e parque ambiental do município.


O grupo tem na montagem tratada como “Peça urbana a motor” um repertório de mini espetáculos ambulantes com a Kombi Ofélia, numa parceria entre a Cia de La Curva e o Theatro Fúria de Cuiabá (MT). Com direção de Péricles Anarckos, os personagens da peça são vividos por Fernando Perri (Hernán Cortez) e Manon Alves (nativo forasteiro). A expedição é apresentada pelo grupo como um encontro com moradores de ruas na cidade (nativos forasteiros urbanos), que percorrem ruas e esquinas e descansam o corpo onde o cansaço definir e são invisíveis ao olhar daqueles que têm seus territórios de vivência definidos,


 


Trata-se de uma peça que denuncia de modo sarcástico o trato à população que vive nas ruas, como assinala o grupo. “Vivem nas ruas a situação caótica das cidades que crescem desordenadamente e também a obtusidade do poder público e da comunidade com relação a tais situações”. O CIA de La Curva registra como principais elementos de pesquisa do grupo o uso do espaço não convencional, a experimentação do Teatro de Imersão e a discussão de temas prioritários ao grupo. A arte interativa do “Safari Urbano” permitiu aos participantes a aproximação com um fragmento de uma realidade que remete a uma realidade maior traduzida na indiferença que cerca os moradores de rua na cidade vistos pela grande maioria dos ajustados e com território como um problema.


 


 

Copyright 2016 - Cia de La Curva - Concepção Doss Propaganda - 2016